EVENTOS

2010 - SHOW GREEN DAY

O show de Porto Alegre começou após a abertura competente dos gaúchos da Superguidis e da aparição de um homem vestido de coelho rosa, simulando embriaguês, que ajudou a contagiar o público para a chegada da atração principal. O clássico "Rock'n'Roll Radio", dos Ramones, chamou a banda ao palco, que surgiu com o frontman Billie Joe Armstrong tomado de energia adolescente nas 2h45min de show, pulando de um lado para o outro. No primeiro pulo, o estrondo ensurdecedor dos efeitos pirotécnicos (talvez superdimensionado para o Gigantinho) chegou a dar um susto na plateia, e a passagem do grupo no Brasil foi aberta com a canção que dá título à turnê: "21st Century Breakdown".

Na segunda canção, "Know Your Enemy", Billie Joe já deu a primeira amostra do que é parte fundamental do baile do Green Day: a participação do público. Além de incendiar a plateia a todo o instante, incentivando todos a cantarem junto e elogiando o Brasil chegando ao ponto de dizer que o Green Day não é californiano, mas brasileiro, o vocalista e guitarrista traz fãs para o palco. O primeiro cantou junto com a banda e foi orientado a Billie Joe a pular do palco em cima da plateia, no que foi prontamente atendido.

"Holiday" e "Nice Guys Finish Last" fecharam a primeira parte do repertório, focada na velocidade e energia punk rock. "Eu gostaria de beijar todos vocês", disse Billie Joe no intervalo de uma das músicas. "Com a minha língua", completou. "Give Me Novacaine" deu um descanso para a plateia, que lotou o Gigantinho e ficou de pé em todo o show. Mais explosões e bolas de fogo esquentaram a balada.

Mas o que muitos fãs esperavam - as canções dos primeiros discos - vieram a partir do meio do show, com "Burnout", "Geek Stink Breath", "Going to Pasalacqua" e "2,000 Lightyears Away". Nesta última, quatro meninas e um garoto subiram ao palco e ficaram abraçados a Billie Joe por alguns minutos. Antes de reencaminhar os convidados para a arquibancada, o frontman cumpriu a promessa e deu um beijo na boca do rapaz. "When I Come Around" fechou o primeiro bloco de canções do passado.

Se aproximando do final do show, o Green Day aproveita o clima de união entre banda e plateia para celebrar o rock e reforçar a vocação de banda de baile. O grupo toca trechos de clássicos do rock, como "Iron Man", do Black Sabbath, "Rock and Roll", do Led Zeppelin, "Sweet Child O' Mine", do Guns N' Roses, e "Highway To Hell", do AC/DC, que chegou a tremer o concreto do Gigantinho. Billie Joe abusa do carisma, joga água do palco, lança papel higiênico na plateia e usa um potente "lança-camisetas" para presentear fãs em todos os setores do ginásio.

Em "Longview", outra do repertório antigo da banda, Billie Joe diz que precisa de um novo vocalista para a canção. Uma garota sobe ao palco e tem o privilégio de cantar toda a música sozinha, apesar dal falta de afinição. O vocalista presenteia a garota com sua guitarra e diz com bom humor: "aprenda a tocar guitarra porque você é uma péssima cantora". Os hits "Basket Case" e "She" seguem na passagem mais aguardada pelos fãs antigos, com direito a efeitos pirotécnicos que chegam a esquentar quem estava do outro lado do Gigantinho, literalmente. Em "King Of A Day" e "Shout", a banda transforma o ginásio em legítimo salão de baile, completo com mais homenagens em pout-pourri: "Break On Through", do The Doors, "Satisfaction", dos Rolling Stones e até "Hey Jude" em coro com todo o público cai bem na festa punk rock. Billie Joe e o carismático baterista Tré Cool comandam até a roda punk no centro da pista, ordenando a hora de começar a dança, e fazem todo o ginásio sentar antes da volta do refrão.

O bis é generoso. "American Idiot", "Jesus of Suburbia" lembram a fase mais atual do Green Day. Mas o show encerra num inesperado momento intimista de Billie Joe sozinho ao violão tocando "Whatsername", "Wake Me Up When September Ends" e "Good Riddance (Time of Your Life)", talvez um recado para parte da plateia que certamente teve a melhor noite de suas vidas.

A SCHUMACHER TUR agradece a cada cliente que viajou conosco a esse grande evento realizado no GIGANTINHO em POA, na data de 13/10/10.

Muito obrigado!!!

* Acompanhe nossa programação de shows neste site e tambem em nossa página do facebook.



Voltar

RUA DO ACAMPAMENTO, 105 - SALA 09
55 3223 5067 | 55 3226 7155
SANTA MARIA - RS